3 de fev. de 2014

“Honra e Glória a São Sebastião”



A Festa de São Sebastião o padroeiro de Taiobeiras MG, é realizada uma novena com celebração de missa, barraquinhas, leilões, bingo, apresentações artísticas, entrega da bandeira e procissão no período da segunda semana janeiro até o dia 20 deste mês, data que se comemora o dia do santo. Festa marcada como espaço de apresentações de cantores e bandas da cidade, onde muitos jovens têm como primeira experiência de se apresentarem ao público, tendo uma diversidade de ritmos músicas durante a festa. Marcada pelas comidas vendidas nas barraquinhas, o chá de amendoim, o caldo de frango (popular caldo de quenga), canjica, entre outros que foram acrescentados com o tempo na modernização da festa.
Os leilões realizados para arrecadação de dinheiro para cobrir os gastos da festa, além de ajudar a paróquia em outras atividades. O leilão é marcado pelas vozes como a de Noé do Planalto, que de forma diferencial grita de lá: “Olha o frangoooo! Quiiiiiiinze reais... quem da mais?”. Outros mais no jeitinho chegam dizendo: “Paz de Jesus meu amiguinho! Olha a leitoa assada, trinta reais, da mais?”, esse ai é Vavá da comunidade do Santos Cruzeiro.

Outro grande marco é a bandeira, Dona Zu começou junto com seu marido Seu Joais, entre outros como Sebastião Mendes, a entrega da bandeira a muitos anos atrás, onde desde o falecimento de Seu Joais, Dona Zu a dezesseis anos vem fazendo junto com seus filhos e netos a entrega da bandeira em homenagem a São Sebastião. Os foliões se reúnem e acompanha a entrega da bandeira fazendo todo o festejo na chegada á Igreja da Matriz, onde de forma animada com seus instrumentos acompanhados das palmas das pessoas que vieram para a celebração e também pela entrega da bandeira.
“Viva São Sebastião!” assim se inicia a celebração, onde no final após a bênção do padre, se da inicio o levantamento da bandeira, os foliões se encaminham para frente da igreja onde o mastro está deitado ao chão, assim ao colocar a bandeira no mastro, os fogos são soltos em comemoração e convocação da bandeira que será erguida. Os foliões não param de tocar, e junto com as palmas do público que acompanha a bandeira é erguida. As pessoas assim vão acendendo velas e fixando no pé do mastro, em homenagem ao santo padroeiro, dos militares e atletas, além de vários municípios como Taiobeiras – MG, e a capital do Estado do Rio de Janeiro. A imagem do santo também está presente em outras crenças como na Umbanda onde se tem o nome de Oxossi, o grande orixá das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal.

Hino do Padroeiro de Taiobeiras – MG – São Sebastião
Grande atleta da nossa santa Igreja
Nobre mártir, ó São Sebastião
Vigoroso e invencível na peleja
Da virtude eis o nosso brasão.

Honra é glória
Honra e glória
Honra e glória
A São Sebastião
Honra e glória
A São Sebastião.

Acolhei sob a vossa proteção
A cidade de Taiobeiras
Nobre mártir São Sebastião
Nosso bravo e fiel padroeiro.



Referências:

BLOG LEVON NASCIMENTO. Mártir São Sebastião. Disponível em: http://levontaiobeiras.blogspot.com.br/2010/01/martir-sao-sebastiao.html. Acessado em: 03 de fevereiro de 2014.



UMBANDA ESTUDO. São Sebastião na Umbanda é Oxossi. Disponível em: http://umbandaestudo.blogspot.com.br/2012/01/sao-sebastiao-na-umbanda-e-oxossi.html. Acessado em: 03 de fevereiro de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque