O Blog

A mídia alternativa vem conquistando cada vez mais espaço diante o poder das grandes mídias. A internet tem um grande valor diante este avanço as mídias alternativas, claro que não podemos descartar o rádio, que é ainda um dos maiores meios de comunicação usado no Brasil, ou o jornal escrito, que junto com o rádio são grandes precursores da mídia alternativa.
Hoje as páginas e aplicativos de redes sociais, sites e blogs, são instrumentos que impulsionam este tipo de mídia, e descentralizam a informação vinda apenas de uma fonte de comunicação. E a partir de um blog, foi pensado debater sobre identidade cultural, diante a histórias locais do município de Taiobeiras - MG. Desta forma em 12 de dezembro de 2012, iniciou mais um blog diante esta mídia alternativa, com um simples propósito, falar da história, do povo, e dos símbolos que representam o município de Taiobeiras – MG.
O Pé de Taioba traz desde seu nome, um olhar crítico diante um dos símbolos que representa o município. O nome Taiobeiras, que origina da planta Taioba, tem como conflito de identidade, o desconhecimento por boa parte da população desta planta que origina o nome do município.
Trazer o nome Pé de Taioba proporciona este olhar, mas não só voltado a este símbolo, mas também as festividades, como a tradicional Festa de Maio, Festa Junina e a Festa do santo padroeiro, São Sebastião, das pessoas que fazem parte da construção do município, de homens e mulheres que contribuíram nos valores da identidade cultural de Taiobeiras. Falar das suas estrutura urbana moderna para época de sua emancipação, de sua identidade rural, e como menciona Avay Miranda (1996), “O taiobeirense tem uma inteligência acima da média”, ao tratar de uma cultura diferenciada dentro da mesorregião norte mineira.

E desta forma o blog Pé de Taioba, vem proporcionando dentro da mídia alternativa, falar de assuntos que dentro da grande mídia, não seria mencionado. Sendo debatida a transformação da comunicação, e a tentativa de descentralizar o poder das grandes mídias, na ideia da liberdade de expressão e dos meios de comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque